Skip to main content

Search

Comunidade

Compromisso com a Comunidade

Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas, mais saudáveis e mais felizes. Nosso Credo, carta de intenções redigida pelo fundador da empresa, define nossas responsabilidades para com: os pacientes e profissionais de saúde, nossos funcionários, as comunidades em que vivemos e trabalhamos, e aos nossos acionistas. Nossas práticas de cidadania e sustentabilidade são uma parte importante dessas responsabilidade e, por isso, é uma prioridade para a Johnson & Johnson.

Como parte da família de companhias Johnson & Johnson, a atuação da Janssen em responsabilidade social integra o grande apoio da empresa a grandes desafios de saúde pública.  Em 2015, a Johnson & Johnson reforça o seu compromisso em melhorar a vida e a saúde de mulheres e crianças no Brasil, focando suas ações de responsabilidade social no combate à mortalidade infantil.

Ao todo serão realizados 15 projetos em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Amazonas e Pernambuco. Entre as ações, estão comtemplados o acesso a tratamentos de saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade, a capacitação de profissionais da saúde e a educação de mães e grávidas sobre a importância da higiene, nutrição, amamentação, pré-natal e prevenção de acidentes. A expectativa é que os projetos alcancem 300 mil pessoas e propiciem o acesso a tratamento de saúde para 24 mil crianças, com esforços focados em localidades com altos índices de mortalidade e em questões relevantes, como acidentes domésticos e doenças graves. 

Outras ações

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, a companhia é uma das mantenedoras da Escola de Enfermagem R.W. Johnson, que prepara profissionais da área e estimula trabalhos de ensino e pesquisa, promovendo a divulgação de conhecimentos técnicos e científicos na área de saúde. Há mais de 15 anos, a empresa também mantém parceria com a InMed Brasil, atuando no combate à verminose e à anemia na região Nordeste do País.

Projeto Arte de Viver

Promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com patrocínio cultural da Janssen, o programa Arte de Viver é um concurso nacional de pintura, poesia e desenho que tem como objetivo ser uma das ferramentas de valorização do trabalho dos pacientes portadores de esquizofrenia por meio da arte. A iniciativa ganhou, em 2009, o Prêmio Caio na categoria “Evento de Responsabilidade Social”.

Em 2015, o 6º Concurso Nacional de Pintura, Poesia e Desenho Arte de Viver organizou dezenas de oficinas onde os pacientes são convidados a realizar atividades artísticas na companhia da equipe hospitalar que já realiza seu atendimento de rotina e de uma arteterapeuta, responsável por garantir o apoio durante todo o processo criativo envolvido nos trabalhos.  Ao final das atividades, os participantes já estão inscritos no concurso por meio das obras produzidas e preenchimento de uma ficha técnica. Os trabalhos enviados são avaliados por uma comissão julgadora e os três melhores de cada categoria – pintura, desenho e poesia – recebem prêmios em dinheiro e suas obras integram o livro “Arte de Viver”, que será editado ao final do concurso.

A participação no 6º Concurso Nacional de Pintura, Poesia e Desenho Arte de Viver é exclusiva para pacientes convidados por profissionais de saúde que atuam no seu tratamento, como psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.