Skip to main content

PESQUISAR

Health Parliament Portugal apresentou as recomendações finais

Health Parliament Portugal apresenta as recomendações finais
Junho 30, 2017

Ministro da Saúde desafia “deputados” do HPP a “vir trabalhar dentro do sistema”

No último plenário do Health Parliament Portugal (HPP) o tom não era de despedida, mas sim de vontade de mudança e de continuação do trabalho feito durante estes últimos seis meses. A sessão que contou com mais de 150 personalidades ligadas ao setor da saúde, decorreu sexta-feira na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional da Ajuda.

A sessão de abertura esteve a cargo do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, que depois de salientar o trabalho dos deputados do HPP lembrou que “o Serviço Nacional de Saúde deverá ser capaz de servir a grande maioria dos cidadãos”. O Presidente da República deixou uma mensagem de vídeo aos participantes, onde refere que a discussão destes temas tão atuais “é um passo muito significativo para todos nós”. Ainda na sessão de abertura, a diretora-geral, Filipa Costa, refere que a ambição do projeto de “poder contribuir para o futuro do país e poder contribuir para melhorar Portugal” é partilhada pela Janssen acrescentando que “essa é também a vontade da Janssen Portugal”.

Posteriormente, as diferentes comissões parlamentares apresentaram as 58 recomendações anteriormente aprovadas em plenário pelos “deputados” do Health Parliament Portugal. Os temas discutidos ao longo de seis meses passaram pelas Barreiras aos Cuidados da Saúde, O Doente no Centro da Decisão, Saúde Mental, Ética em Saúde, Economia do Conhecimento e Tecnologias de Informação em Saúde. Os “deputados” destas seis comissões demonstraram vontade e motivação para melhorar o futuro da saúde e levar a cabo algumas das medidas.

Na sessão de encerramento, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, refere que “das várias recomendações feitas vamos ver quais são as cinco ou seis que estamos em condições de executar já.” Adalberto Campos Fernandes, refere ainda que quer ouvir os deputados, ler os documentos e “saber se alguns destes jovens quer vir trabalhar dentro do sistema”.

O Health Parliament Portugal é o primeiro Parlamento 100% dedicado à Saúde, uma iniciativa da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, do Expresso, da Microsoft e da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa conta com um Conselho Consultivo e um grupo de Curadores composto por deputados da Assembleia da República, académicos reconhecidos, entre outras individualidades na área da saúde que acompanham a discussão.

A iniciativa começou na Bélgica, passou pelo Reino Unido e no terceiro ano de existência o "Health Parliament" chegou a Portugal.

Saiba mais sobre o Health Parliament Portugal em http://healthparliament.pt/.

 

PHPT/NPR/0317/0003c