Skip to main content

PESQUISAR

IV Fórum de Neurociências Janssen

IV Fórum de Neurociências Janssen junta cerca de 500 participantes em Lisboa

O IV Fórum de Neurociências Janssen, que decorreu nos dias 22 e 23 de maio em Lisboa, reuniu cerca de 500 investigadores e especialistas nacionais e internacionais no âmbito da Psiquiatria em geral, e da Esquizofrenia em particular, com o objetivo de fomentar a discussão e partilha do conhecimento científico de vanguarda nestes campos. O Fórum debateu os desafios, controvérsias e mais recentes avanços no tratamento da Esquizofrenia, assim como a intervenção precoce na Psicose.

O Prof. Doutor João Marques Teixeira e o Dr. Pedro Varandas integraram o Comité Científico deste Fórum.

A abertura do Fórum, na Ordem dos Médicos, esteve a cargo do Diretor-Geral da Janssen, José Antonio Burón, tendo-se seguido uma breve sessão dedicada aos desafios e controvérsias no tratamento da Esquizofrenia, a cargo do Prof. Doutor António Palha.

O dia de sábado foi dedicado a diferentes temáticas no âmbito da Psiquiatria e Esquizofrenia. A primeira sessão do dia versou sobre a intervenção precoce na Psicose e ficou a cargo do Prof. Andreas Bechdolf, tendo sido moderada pelo Dr. António Leuschner e pelo Dr. José Salgado.

O Fórum acolheu ainda três sessões interativas, a decorrer em simultâneo, nas quais se debateram vários temas: 1) Diagnóstico e tratamento da Esquizofrenia, dinamizada pela Drª. Sofia Brissos e pelo Dr. Rui Durval, com a moderação do Dr. António Roma Torres; 2) Interações farmacológicas em Psiquiatria, apresentada por dois psiquiatras espanhóis – Dr. Fernando Mora e Dr. Juan Molina – contando com a moderação do Prof. Doutor João Bessa; 3) Reabilitação pessoal e social na Esquizofrenia, tendo como palestrantes a Drª. Ana Caixeiro e o Dr. Joaquim Ramos, com a moderação da Drª. Mª João Heitor.

A última sessão do Fórum, a cargo do Prof. Wolfgang Fleischhacker, foi moderada pelo Prof. Doutor Marques Teixeira e pelo Prof. Doutor António Macedo e versou sobre os avanços futuros no tratamento da Esquizofrenia.

Com o objetivo de promover a investigação científica, o IV Fórum de Neurociências Janssen proporcionou o espaço para um concurso de posters, ao qual se candidataram 57 trabalhos. Deste total foram selecionados cinco autores para participar no concurso de comunicações orais. O júri do concurso, constituído pelo Prof. Doutor João Bessa Peixoto, Prof. Doutor João Marques Teixeira e Dr. Pedro Varandas, selecionou dois vencedores.

O vencedor da melhor comunicação oral foi o trabalho Brain Correlates of indecisiveness and sensitivity to negative outcomes in Obsessive Compulsive Disorder da autoria de Pedro Morgado, Paulo Marques, José M. Soares, Nuno Sousa e João J. Cerqueira.

O melhor poster foi atribuído ao trabalho Agregação familiar das dimensões sintomatológicas na psicose em famílias com esquizofrenia e doença bipolar, submetido por L.A. Oliveira, A.T. Pereira, V. Nogueira, C. Roque, M.J. Soares, J. Valente, A. Dourado, N. Madeira, M. Bajouco, Morais, S., Mota, D., Martins, M.J., C. Pato, M. Pato e A. Macedo.

Com estes dois dias de reunião e debate, o IV Fórum de Neurociências Janssen contou com uma afluência significativa nas diferentes palestras e sessões interativas, as quais pretenderam ir ao encontro de soluções que respondam aos desafios diários da prática clínica.

Sobre a Janssen

A Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, é uma das companhias farmacêuticas de investigação líder a nível mundial, estando presente em todos os continentes. A Janssen está empenhada em descobrir e disponibilizar medicamentos inovadores para necessidades médicas não preenchidas, e desenvolveu ao longo das últimas décadas múltiplas terapêuticas que têm feito a diferença, de forma significativa, na vida dos doentes. As áreas chave da companhia são: as Neurociências, Imunologia, Oncologia, Infecciologia e Doenças Metabólicas. Para mais informações consultar: www.janssen.pt.