Skip to main content

PESQUISAR

Primeiro Parlamento da Saúde inicia trabalhos

Primeiro Parlamento da Saúde inicia trabalhos
Janeiro 30, 2017

 

O primeiro plenário do Health Parliament Portugal foi realizado no dia 28 de janeiro e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado

 

São jovens. 61 no total. Têm entre 21 e 40 anos. As origens geográficas e os percursos curriculares são variados. Em comum têm o facto de atualmente residirem em Portugal e quererem mudar o futuro da saúde do país.

Este é o retrato dos deputados que compõem o Health Parliament Portugal, o primeiro Parlamento 100% dedicado à Saúde, uma iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, do Expresso, da Microsoft e da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.

O primeiro plenário foi realizado no dia 28 de janeiro, em Lisboa, e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, que referiu que o Governo será um "observador atento" desta iniciativa, mostrando disponibilidade para avaliar as recomendações.

Durante as boas-vindas, a diretora da Janssen, Filipa Mota e Costa disse que esta iniciativa deverá ser de serviço público, acrescentando que “mais do que sólidas, as propostas devem ser concretizáveis”.

Este plenário marca o início dos trabalhos da iniciativa que pretende, durante seis meses, replicar a atividade parlamentar. Os jovens deputados vão refletir sobre o futuro da saúde nacional e, posteriormente, produzir recomendações em seis áreas: Barreiras aos Cuidados de Saúde; Economia do Conhecimento; Ética em Saúde; O Doente no Centro da Decisão; Tecnologias de Informação em Saúde e Saúde Mental.

Para os ajudar nesta árdua tarefa, os jovens deputados terão o apoio de um conselho consultivo e um grupo de curadores composto por deputados da Assembleia da República, académicos reconhecidos, entre outras individualidades na área da saúde que irão acompanhar a discussão. Conheça estas personalidades aqui.

Depois do Parlamento Europeu e do Reino Unido, chegou agora a vez dos jovens portugueses repensarem a saúde do seu país.

Sobre os parceiros

Universidade Nova de Lisboa

Fundada a 11 de agosto de 1973, esta universidade estatal dá resposta a uma crescente necessidade do ensino superior em Portugal nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências Médicas. Pauta-se pela excelência, quer da formação como da investigação, liderando desde há vários anos rankings internacionais que a colocam entre as 400 melhores do mundo (ocupa a 351ª. posição a nível internacional e a segunda a nível nacional no ranking universitário mundial QS World University Rankings 2015/2016).

Expresso

É o maior jornal de referência português, com mais de meio milhão de leitores, distribuído aos sábados desde 1973. Lidera a informação de atualidade e análise em áreas como política, economia, sociedade e cultura, dando igualmente muita atenção à opinião plural de diversos comentadores, bem como ao noticiário internacional e ao desporto. O semanário também tem uma forte presença no digital e na televisão.

Microsoft

Multinacional americana fundada por Bill Gates e Paul Allen a 4 de abril de 1975. Desenvolve, produz e comercializa software e hardware utilizados em todo o mundo, sendo líder no seu setor e uma das mais valiosas empresas do mundo. A Microsoft instalou a sua subsidiária em Portugal em 1990 com uma equipa profissional e dinâmica, que tem por objetivo promover a indústria de software português. O modelo operacional da Microsoft está sustentado numa rede de cerca de 3300 parceiros, muitos dos quais desenvolvem as suas próprias soluções, prestam serviços ou revendem os nossos produtos ao mercado. Este modelo, economicamente enriquecedor, faz com que a Microsoft seja um dos grandes geradores de emprego em Portugal.

Janssen

A Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, é uma das companhias farmacêuticas de investigação líder a nível mundial, estando presente em todos os continentes. Em Portugal, conta com uma equipa composta por mais de uma centena de pessoas que contribuem para melhorar a saúde dos doentes e criar valor económico para o País. Tem como missão desenvolver soluções sustentáveis e integradas para os cuidados de saúde, através do trabalho com doentes, médicos e outros stakeholders.

PHPT/NPR/0117/0002a