Skip to main content

Search

Você conhece o Setembro Amarelo?

Você conhece o Setembro Amarelo?

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio.

Infelizmente, essa é uma triste realidade vivida por muitas famílias no mundo inteiro. São registrados cerca de 11 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais e, em primeiro lugar, está a depressão.

Com intuito de trazer mais clareza sobre o assunto, associações civis e médicas lançaram o Setembro Amarelo. Durante o mês, são promovidos eventos que abrem espaço para debates sobre suicídio e alertas à população sobre a importância da sua discussão.

E em 10 de setembro temos o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

Por que a Janssen apoia o Setembro Amarelo?

A Janssen quer conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. O impacto da depressão vai além do individual. A doença é uma questão de saúde pública, com consequências socioeconômicas importantes.

Quando a pauta é saúde mental, entendemos que não basta só informar. É preciso falar, conversar, ouvir. É preciso estar ao lado de quem precisa de ajuda. Queremos criar empatia social e estimular que os principais agentes transformadores, amigos e familiares, se unam para apoiar quem precisa.

Estar preparado para perceber os sinais e poder falar sobre o assunto são os primeiros passos para tratar qualquer doença.

Falar com um médico, falar com quem já passou ou está passando pela situação ou simplesmente falar com um amigo ou pessoa querida.

Falar traz informação, esclarece e conscientiza.

Falar ajuda, apoia, mostra que a pessoa não está sozinha e que sempre existe um novo caminho.

Falar inspira. Inspira a vida, o exemplo e a luta.

Falar salva vidas. E aí, vamos falar?

#FalarInspiraVida

Por meio das nossas redes, vamos abrir diálogos e incentivar que o assunto suicídio seja debatido abertamente. Assista ao vídeo e conheça nosso manifesto para o Dia da Prevenção ao Suicídio.    

 

 

 

 

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo.

Saiba mais sobre como buscar ajuda ou apoiar quem precisa de ajuda. Acesse o site oficial do Setembro Amarelo https://www.setembroamarelo.com/. Fale com quem está do seu lado, porque #FalarInspiraVida.

 

Referências

Fonte: Cartilha "Suicídio: informando para prevenir", ABP/CFM, 2014.

Lei 13.819 de 26 de abril de 2019.