Skip to main content

Search

Viver é MovimentAR

Viver é MovimentAR:
em defesa da sua liberdade de movimento.
 

Dor e inchaço nas juntas? Então, precisamos conversar sobre a saúde das suas articulações. São elas que levam você para todo canto e nos dão amplitude de movimento. Nos permitem digitar, pedalar, trabalhar ou abraçar alguém. Mas, para quem tem artrite reumatoide (AR), até mesmo as tarefas mais simples do cotidiano, como pentear os cabelos ou escovar os dentes, podem se tornar um grande desafio.

Estamos falando, muitas vezes, de pessoas em plena idade produtiva, já que os primeiros sintomas da doença costumam se manifestar entre os 30 e os 40 anos1. Após dois anos de sintomas, sem tratamento, grande parte dos pacientes já apresenta danos importantes e irreversíveis nas articulações2.

Por outro lado, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são grandes aliados das articulações. Mas o desafio é grande: quem tem artrite reumatoide pode levar anos para identificar a doença, peregrinando por diferentes especialidades médicas em buscas de respostas3. Por isso, nós queremos ajudar a encurtar esse caminho.

 

Confira os últimos conteúdos sobre Artrite Reumatoide em nosso Instagram:

 
 

 

Favorecer a identificação mais ágil de pacientes é um dos um dos grandes objetivos da iniciativa Viver é MovimentAR – Não deixe a Artrite Reumatoide parar você

O afastamento das atividades sociais, a interrupção das práticas esportivas e o abalo na vida profissional, podem impactar também a saúde mental dessas pessoas4. Essas informações corroboram com os achados científicos que reforçam a ligação entre a enfermidade e quadros depressivos, por exemplo. Estudos revelam que a prevalência de transtornos depressivos em portadores da doença varia entre 13% e 47%, de acordo com o tamanho e as características das populações analisadas.5

Alguns trabalhos apontam que a depressão teria um efeito direto sobre as citocinas, substâncias que estimulam o processo inflamatório relacionado à artrite reumatoide6. Por isso estimular o cuidado multidisciplinar do paciente com doença reumatológica, com grande atenção à saúde mental, é muito importante. Vale destacar que o transtorno mental também pode interferir na adesão ao tratamento, agravando o quadro. 

Também há grande impacto no trabalho. As fortes dores e a perda de autonomia interferem intensamente na vida profissional: um terço das pessoas com AR tem afastamento do trabalho nos primeiros 5 anos.7

Chegou a hora de se movimentAR diante de sinais sugestivos da doença e buscar o diagnóstico o quanto antes. Chegou a hora de se movimentAR em busca de mais qualidade de vida e discutir todas as possibilidades de tratamento com o seu médico. 

Porque liberdade de movimento é fazer o que você gosta.  
E a artrite reumatoide não pode parar você! 

botão busca de especialista - LP AR

Conheça alguns dos principais sintomas da Artrite Reumatoide
 

 

 

 

Conheça 5 mitos sobre a Artrite Reumatoide

 

1) "Artrite reumatoide e artrose são a mesma coisa"

Artrite e artrose são doenças diferentes, mas os sintomas são parecidos e ambas afetam as nossas articulações, também chamadas de juntas. São essas estruturas que fazem a conexão entre os ossos do corpo. Na artrose ocorre um desgaste da cartilagem que fica entre os ossos, geralmente por causa do envelhecimento. Já a artrite reumatoide é uma inflamação autoimune, ou seja: o próprio organismo ataca suas articulações, causando inchaço e dores nas regiões afetadas. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, inclusive crianças, e as pequenas articulações, especialmente mãos e pés, costumam ser afetadas primeiro8. 

 

2) "Dor todo mundo tem, é normal"

Achar que é normal acostumar-se com a dor, sintoma mais comum e latente da AR, é um dos maiores mitos. E isso acontece tanto com quem já teve o diagnóstico, quanto com quem ainda não foi diagnosticado. Além disso, conviver com a dor é deixar de buscar qualidade vida arriscando sua liberdade de movimento. A busca por mais vida de qualidade para o paciente também envolve o médico, conhecendo o que há de mais inovador para tratar a doença e contribuindo para acelerar o diagnóstico. 

3) "Reumatologista é médico de idosos"

A percepção de que a AR afetaria exclusivamente idosos é um dos mitos frequentes sobre a doença contribuindo para o atraso no diagnóstico5. Os primeiros sintomas costumam se manifestar entre os 30 e os 40 anos9, em plena idade produtiva, ameaçando a realização das atividades diárias e a vida profissional e social do paciente. O reumatologista é o especialista responsável pelo tratamento da AR. 

4) "Tenho medo de usar medicamento biológico"

O tratamento com imunobiológicos é um verdadeiro avanço no campo da saúde para tratar as doenças autoimunes. Ele é feito por infusão intravenosa e do contrário que muitas pessoas pensam, a sua aplicação é muito segura e rápida. O paciente recebe a medicação na clínica ou o hospital e em poucos minutos está liberado para continuar as atividades do seu dia a dia.  

Os imunobiológicos também garantem menos efeitos colaterais, além de ajudarem na diminuição dos sintomas mais rapidamente e com menos aplicações, diferente de outros medicamentos, trazendo mais qualidade de vida ao paciente. Eles também possuem maior intervalo entre as aplicações, e ajuste de doses, ou seja, na maioria dos casos não é necessário ficar trocando a medicação com frequência. 

5) "AR é uma doença 'de juntas'"

A AR é uma doença sistêmica, ou seja, ela afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, e causa efeitos variados. Ela também é autoimune e outras doenças desencadeadas pelo mesmo mecanismo são mais frequentes nestes pacientes quando comparados com quem não tem a doença. Por isso, elas também são associadas a algumas comorbilidades. 

Por exemplo, não é raro o paciente ter artrite reumatoide e tireoidite de Hashimoto. Outra complicação comum em pacientes com artrite reumatoide, são doenças que estão relacionadas a deposição de placas de gordura (colesterol) nos vasos sanguíneos. Assim, doença coronariana, aterosclerose nas artérias carótidas, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral (AVC), em especial o tipo isquêmico, podem ocorrer. Outras condições mais frequentes em quem tem artrite reumatoide são insuficiência cardíaca congestiva, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose e distúrbio dos lipídios (colesterol, HDL e triglicerídeos).10 

A presença de comorbidades nos pacientes com artrite reumatoide é importante pois podem aumentar ainda mais a chance de um infarto do miocárdio, com consequente aumento da mortalidade, caso estas doenças concomitantes não sejam reconhecidas e tratadas de forma adequada. Por isso, a abordagem multidisciplinar é fundamental.  

Conheça as iniciativas da campanha de 2021

PintAR, DançAR, TrabalhAR, PedalAR e ViajAR: um manifesto pela liberdade de movimento

Com a voz, os pacientes. Mulheres, homens, pessoas de diferentes idades e sotaques. Convidamos quem conhece de perto os desafios da Artrite Reumatoide para falar sobre sua jornada em nossa campanha de 2021. E o resultado é um verdadeiro manifesto pela Liberdade de Movimento:


Reumatologista não é só médico da vovó: uma live-debate essencial

Muita gente ainda acredita no mito de que o reumatologista é um médico apenas para os idosos9. Mas a verdade é que a saúde das articulações é um assunto importante a vida toda, independentemente da sua idade. Por isso, convidamos a jornalista Mariana Ferrão para bater um papo super informativo sobre os sinais de alerta para possíveis problemas nas juntas e a hora de buscar ajuda médica especializada. No debate com ela, quem mais entende de artrite reumatoide: o reumatologista e uma paciente muito inspiradora.
O conteúdo está disponível em nosso Instagram. 

 

 


Intervenção urbana: informação, arte e representatividade

Uma boneca articulada gigante chamou a atenção em São Paulo durante a campanha de 2021. Com suas articulações 100% flexíveis, ela simbolizou a liberdade de movimento que desejamos a todos. A cada dia a escultura ganhou uma pose diferente, representando as atividades mais importantes na vida de diferentes pacientes. Mais do que interagir com a cidade, a obra ajudou a chamar a atenção para materiais educativos que informam sobre os sintomas da artrite reumatoide e a importância de se movimentAR na direção do diagnóstico precoce.
Clique aqui para conferir os registros em nosso Instagram.


 

Clique aqui para saber como foi nossa campanha de 2021;

E confira alguns registros da ação Viver é MovimentAR no Largo da Batata em 2021, em São Paulo

   

 

   

 

 
 

 

 

Referências

1. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Artrite Reumatoide: Doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações e com causa ainda desconhecida. Disponível em: www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-reumatoide/

2. Fuchs HA, Kaye JJ, Callahan LF, Nance EP, Pincus T. Evidence of significant radiographic damage in rheumatoid arthritis within the first 2 years of disease. J Rheumatol 1989 May;16(5):585- 91.

3. Instituto Ipsos. A jornada do paciente reumático. Pesquisa on-line aplicada entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, a pedido da Janssen.

4. Fonte: Ipsos, Patient Journey Imunobiológicos. 2021

5. Dickens C, Creed F: The burden of depression in patients withrheumatoid arthritis. Rheumatology 40: 1327-30, 2001. /  Velasquez X, Pizarro C, Pizarro P, Massardo L: La depresion em artritis reumatoidea. Reumatologia 18(2): 49-52, 2002

6. Vallerand, Isabelle and others. Depression as a Risk Factor for the Development of Rheumatoid Arthritis: a Population-Based Cohort Study, 2017 ACR/ARHP, Annual Meeting.

7 Fonte: Ipsos, Patient Journey Imunobiológicos. 2021

8. Sociedade Brasileira de Reumatologia, Artrite Reumatoide-Cartilha para pacientes, Comissão de Artrite Reumatoide, 2011.

9.  Sociedade Brasileira de Reumatologia, Artrite Reumatoide-Cartilha para pacientes, Comissão de Artrite Reumatoide, 2011.

10. https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/comorbidades-doe...