Skip to main content

PESQUISAR

Janssen assinala mês do cancro hematológico

Janssen assinala mês do cancro hematológico
Setembro 28, 2016No

A Janssen realiza sessão sobre a temática nas Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen

LISBOA, PORTUGAL, 28 de setembro de 2016 – Para assinalar o mês do cancro hematológico, a Janssen Portugal, companhia farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, vai realizar hoje, dia 28 de setembro, uma sessão sobre a temática em diferentes pontos do país.

A sessão terá lugar pelas 17h e decorrerá, em simultâneo, nas Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen do Porto, Coimbra, Lisboa e Açores.

A debater esta temática estarão três reconhecidos palestrantes que apresentarão diferentes pontos de vista sobre os cancros hematológicos.

Caberá ao Dr. José Dinis, diretor da unidade de Investigação Clínica do Instituto Português do Oncologia do Porto falar sobre os “Desafios do Investigador na Oncologia”, enquanto a Dra. Catarina Geraldes, médica hematologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, apresentará a “História da Hemato-Oncologia – acontecimentos marcantes” e a apresentação da Dra. Sofia Sá Cardoso, Diretora Executiva da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, versará sobre “O que esperam os doentes e os seus familiares da Ciência”.

O que é o cancro hematológico?

O cancro hematológico é um termo abrangente utilizado para referir os cancros que afetam o sangue, a medula óssea e o sistema linfático. Há aproximadamente 140 tipos diferentes de cancros hematológicos sendo as leucemias, os linfomas e o mieloma múltiplo [1] aqueles que têm mais expressão.

Estes tumores relacionados com o sangue são mais raros do que os tumores sólidos, no entanto quando contabilizados em conjunto representam cerca de 7% de todos os cancros a nível mundial, segundo o World Cancer Research Fund International [2].

Ações da Janssen na Europa

A nível europeu, a Janssen assinalou a data de diferentes formas, recorrendo, por exemplo, à partilha de histórias de doentes afetados por cancros hematológicos através de um livro (clicar na imagem seguinte) e de um vídeo (no fim desta notícia) que mostra a luta emocional que muitos doentes enfrentam.

Ontem, dia 27 de setembro, a Janssen realizou também a primeira European Blood Cancer Policy Summit, um evento que pretende colocar estas patologias na agenda pública, contribuindo para que o cancro hematológico se torne uma prioridade ao nível da União Europeia e dos vários governos nacionais.

clicar para descarregar livro

 

Sobre a Janssen

A Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, é uma das companhias farmacêuticas de investigação líder a nível mundial, estando presente em todos os continentes. A Janssen está empenhada em descobrir e disponibilizar medicamentos inovadores para necessidades médicas não preenchidas, e desenvolveu ao longo das últimas décadas múltiplas terapêuticas que têm feito a diferença, de forma significativa, na vida dos doentes. As áreas chave da companhia são: Neurociências, Imunologia, Oncologia, Infecciologia e Doenças Metabólicas. Para mais informações consultar: www.janssen.pt.

[1] Leukaemia CARE. About Blood Cancer. Disponível em: http://www.leukaemiacare.org.uk/about-blood-cancer Acedido em setembro de 2016

[2] World Cancer Research Fund International. Worldwide data. Disponível em: http://www.wcrf.org/int/cancer-facts-figures/worldwide-data Acedido em setembro de 2016.