Skip to main content

Search

Artrite Psoriásica

Artrite psoriásica: como ela pode se manifestar e as formas de tratamento

Conhecer as diferentes maneiras que a doença pode se manifestar contribui para diagnóstico mais rápido

 

A artrite psoriásica (APs) é definida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) como uma doença que possui manifestações cutâneas e articulares. A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode começar antes das lesões de pele. Por isso é preciso ficar atento aos sinais e sintomas.

Não existe um exame diagnóstico específico para a APs. O diagnóstico é clínico e realizado pelo médico dermatologista ou reumatologista por meio de achados de inflamação nas juntas do paciente, dor, inchaço, rigidez e dor nos tendões, dor e inchaço atrás do calcanhar (tendão de Aquiles), debaixo do calcanhar (fascite plantar), dor na coluna e limitação do movimento. 

Até 33% das pessoas com psoríase podem ter dor e inflamação das articulações, segundo Academia Americana de Dermatologia. E até 50% dos pacientes com artrite psoriásica permanecem sem o diagnóstico correto[1].

 

Manifestações

A APs pode se manifestar de cinco formas clínicas:

  • Forma oligoarticular: é a forma de início mais comum e atinge menos que cinco juntas, particularmente grandes articulações, como joelhos, tornozelos, além das unhas, podendo envolver também pequenas articulações das mãos e pés. 

  • Forma poliarticular: consiste em muitas juntas inflamadas ao mesmo tempo. Assemelha-se a artrite reumatoide e pode evoluir com deformidades articulares. Envolve mãos, pés, joelhos e tornozelos.

  • Acometimento das articulações dos dedos das mãos, próximas às unhas: depressões, hemorragias debaixo da unha, espessamento da unha e até mesmo destruição completa da unha são lesões que podem ser vistos nos pacientes com artrite psoriásica. 

  • Forma mutilante: provoca grandes destruições nas juntas, principalmente mãos e pés.

  • Envolvimento da coluna: é a forma mais rara, mas provoca dor na coluna vertebral, evoluindo com limitações físicas.

 

Fique atento!

“Nem toda dor articular em pacientes com psoríase representa manifestação da artrite psoriásica. Em caso de confirmação, é importante considerar o perfil de cada paciente para implementar um tratamento adequado, que costuma envolver o uso de anti-inflamatórios não-hormonais, drogas modificadoras da atividade da doença e medicamentos biológicos”, explica Dr. Rafael Tomaz, dermatologista e gerente médico da Janssen.

 


[1]  Ranza et al. J Rheum.2015;42(5)829-34.