(Inovação) Latin America Innovation Challenge 2019
O Desafio
Pesquisadores, empreendedores e startups de saúde de toda a América Latina podem participar do Latin America Innovation Challenge 2019 da Johnson & Johnson. A companhia está procurando ideias, pesquisas e tecnologias altamente inovadoras para o desenvolvimento de soluções nas áreas de consumo, farmacêutica e de dispositivos médicos. Hoje esse movimento já é realidade: pesquisadores, empreendedores, empresariais ou acadêmicos, contam om uma cadeia completa de aceleração para o aperfeiçoamento de ideias até o desenvolvimento de um produto pronto para ir ao mercado.
Em pouco mais de seis anos de existência, os JLABS já somam 13 unidades espalhadas pelo mundo. Até 2018, mais de 450 startups já haviam sido incubadas nesse programa e, juntas, capitalizaram cerca de 11 bilhões de dólares em investimentos externos. Tudo dentro de um modelo sem amarras que não se apropria de capital, patrimônio ou qualquer direito de propriedade intelectual da empresa incubada e não cria obrigatoriedade de negócios entre as partes.
Inscrições
As inscrições vão até 10 de dezembro e podem ser feitas no site do 100 Open Startups, parceiro da Johnson & Johnson na realização deste desafio. O anúncio do vencedor ainda não tem data definida, mas será feito no primeiro semestre de 2020 e com direito a mentoria com especialistas da Johnson & Johnson e incubação em uma das unidades dos JLABS da empresa.
Exemplos do Brasil
Em pouco mais de seis anos de existência, os JLABS já somam 13 unidades espalhadas pelo mundo. Até 2018, mais de 450 startups já haviam sido incubadas nesse programa e, juntas, capitalizaram cerca de 11 bilhões de dólares em investimentos externos. Tudo dentro de um modelo sem amarras que não se apropria de capital, patrimônio ou qualquer direito de propriedade intelectual da empresa incubada e não cria obrigatoriedade de negócios entre as partes. Saiba mais em: https://jlabs.jnjinnovation.com/.
Boas ideias podem vir de qualquer lugar. Pensando nisso, a Johnson & Johnson estimula e busca a inovação dentro e fora de casa. Na América Latina, essa já é a quarta edição do desafio de inovação realizado pela empresa, terceiro em parceria com a 100 Open Startups. E o Brasil levou o prêmio nos três desafios anteriores:
- Em 2018, quem levou a melhor foi a Scheme Lab com um protótipo de teste genético para saúde bucal para atuar na prevenção de cáries dentárias e doenças periodontal. O teste diagnóstico da Scheme Lab é portátil e de simples uso dispensando qualquer equipamento para a análise da saliva. A startup responsável pelo projeto está desde junho deste ano no JLABS de Houston passando pela incubação.
- Em 2017, a vencedora foi a startup HooBox, que ficou incubada no JLABS de Houston após desenvolver um software de reconhecimento facial para cadeiras de rodas motorizadas, que usa expressões faciais para movimentá-la. Atualmente, a startup conta com um escritório fixo no Instituto de Inovação do Texas Medical Center em Houston, onde fica o JLABS de Houston e está na terceira rodada de captação de investimentos.
- Já em 2016, foi a vez de Leda Castilho, Ph.D., professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vencedora do Latin America QuickFire Challenge da Johnson & Johnson Innovation, teve acesso, durante seis meses, às modernas instalações do JLABS de Houston para avançar sua pesquisa sobre o vírus da Zika.