Skip to main content

Search

O que você precisa saber sobre o Câncer de Bexiga

O que você precisa saber sobre o Câncer de Bexiga

A doença começa a se desenvolver quando as células que revestem o interior da bexiga ou do trato urinário crescem descontroladamente.

Este câncer pode ser classificado como invasivo ou não invasivo, dependendo se ele atingiu o músculo da bexiga ou não. Isso muda o tratamento que será indicado para o paciente.

Quando o tumor atravessa as paredes da bexiga e se expande para outros órgãos dentro da pelve, é conhecido como localmente avançado. Se o tumor se espalhar para outras partes do corpo, produz uma metástase distante.

Pode haver mutações genéticas que tornam esse tipo de câncer mais agressivo e respondem ou não a algumas opções de tratamento.

Existem vários tipos de câncer de bexiga, mas o mais comum é o carcinoma urotelial, que é um dos 15 tumores mais frequentes no mundo. Sendo aproximadamente 3 vezes mais comum em homens do que em mulheres.

Alguns fatores de risco aumentam a chance de ter câncer de bexiga, como: fumar, idade, tratamento de radiação prévio na pélvis, inflamação crônica na bexiga e histórico familiar.

Sintomas e Tratamentos

Os pacientes com câncer de bexiga podem ter uma variedade de sintomas relacionados a doença, que incluem:

Nos casos mais avançados com metástase, os sintomas podem incluir:

Mesmo o câncer de bexiga sendo uma doença complexa, os tratamentos têm evoluído e podem incluir cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia. Quanto antes acontecer o diagnosticado melhor é o prognóstico.