Skip to main content

Search

Saiba mais sobre o câncer de próstata

Saiba mais sobre o câncer de próstata

A próstata e o câncer: a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que fica abaixo da bexiga e na frente do reto, e tem como principal função produzir um fluido que faz parte do sêmen. O câncer de próstata ocorre quando células desta glândula começam a crescer descontroladamente1.

Incidência: o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com uma estimativa de 68.220 novos casos para cada ano do biênio 2018-20192.

Fator de risco: o desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino, aumentando significativamente após os 50 anos de idade3. Cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos de idade4.

Sintomas: em fases iniciais, o câncer de próstata não apresenta sinais. Com a evolução da doença podem surgir indícios, como diminuição do jato de urina e incontinência urinária. Quando o tumor se espalha para outras partes do corpo (metástase) é comum acometer os ossos, geralmente as vértebras (ossos da coluna), pelve ou costelas1.

Diagnóstico: a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Se houver histórico familiar, a rotina deve ser iniciada aos 45 anos. Os exames de toque retal e a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) no sangue são os testes mais comuns e o médico pode solicitar exames complementares como os de imagem (ultrassonografia, ressonância magnética e PET-CT com PSMA) e biópsia5, 6.

Tratamento: o tratamento adequado será definido pelo médico, de acordo com o tipo de câncer e com o estágio da doença, após avaliar, junto com o paciente, os benefícios de cada opção terapêutica. As terapias disponíveis atualmente são: cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia, e tratamentos direcionados às metástases ósseas7.

Conheça os estágios clínicos e os tratamentos

1 e 2 – Cirurgia de retirada da próstata, radioterapia, com ou sem associação à terapia hormonal.

3 – Tratamento combinado cirurgia (retirada da próstata) + radioterapia e/ou hormonioterapia.

4 – Quimioterapia, hormonioterapia e medicações que fortalecem os ossos.

 

Glossário

Terapia hormonal: tem o objetivo de reduzir o nível ou atuação dos hormônios masculinos (andrógenos), que alimentam as células do câncer de próstata, com intuito de reduzir o tamanho do tumor ou estabilizá-lo. Pode ser realizada por meio da castração cirúrgica (retirada dos testículos), por castração química (medicamentosa) ou pelo bloqueio nos receptores hormonais das células prostáticas.

Radioterapia: É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quimioterapia: É um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

 

Referências

1. What is prostate cancer? American Cancer Society. Acesso em 14/03/2019. Disponível em https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/about/what-is-prostate-cancer.html

2. Instituto Nacional do câncer. Acessado em 22/04/2019. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados-comentarios.asp

3. 10 perguntas sobre o câncer de próstata. Portal da Sociedade Brasileira de Urologia. Acessado em 22/04/2019. Disponível em http://portaldaurologia.org.br/faq/10-perguntas-sobre-o-cancer-de-prostata/

4. Instituto Nacional do câncer. Acessado em 22/04/2019. Disponível em:  https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

5. American Cancer Society. Acessado em 24/04/2019. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html

6. Sociedade Brasileira de Urologia. Acessado em 20/05/2019. Disponível em: http://portaldaurologia.org.br/medicos/destaque-sbu/nota-oficial-2018-rastreamento-do-cancer-de-prostata/

7. Treating Prostate Cancer - American Cancer Society. Acesso em 14/03/2019. Disponível em https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/treating/by-stage.html

8. IMAGEM: http://sunshinecoasturology.com.au/useful-info/urological-conditions/what-is-prostate-cancer/.

9. Kirby M, Hirst C, Crawford ED. Characterising the castration-resistant prostate cancer population: a systematic review. Int J Clin Pract. 2011;65:1180-1192.

10. Small E., et all. SPARTAN, a phase 3 double-blind, randomized study of apalutamide (APA) vs placebo (PBO) in patients (pts) with nonmetastatic castration-resistant prostate cancer (nmCRPC). Abstract #161.