Skip to main content

Search

#SigaSemPausa: Para cultivar a vida, não deixe a Doença Inflamatória Intestinal interromper seus melhores momentos

#SigaSemPausa: Juntos para tratar a DII e dar o start nos seus planos!
 

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) são um assunto recorrente por aqui e, pelo quarto ano consecutivo, trazemos a campanha #SigaSemPausa. Dessa vez, além de uma nova abordagem, contaremos com esse hub de conteúdos especiais, novamente com o apoio científico do GEDIIB (Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite).

Para os pacientes recém diagnosticados, compreender a natureza e o tratamento das DIIs pode ser um desafio.
O acesso a informações confiáveis e apoio de profissionais de saúde são fundamentais para garantir o controle da doença e uma melhor qualidade de vida.
 
Aqui você encontrará conteúdos exclusivos, dicas, ferramentas, principais perguntas e respostas sobre
as DIIs para que cada vez mais pacientes possam dar o start em seus planos!

 
 

 
Consultas públicas: confira o passo a passo para participação
 


 

"Podcast SIGA SEM PAUSA": uma iniciativa Janssen em parceria com GEDIIB
Especialistas, pacientes e associações de pacientes aprofundam a conversa sobre as doenças por meio de 4 episódios de podcast, abordando temas como impacto no trabalho, acesso a novas opções terapêuticas, qualidade de vida e alimentação. Para isso, contamos com o apoio científico do GEDIIB. 
 

 

O que são as DIIs?
As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) são doenças crônicas e imuno-mediadas que afetam em média 10 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que, no Brasil, a incidência vem crescendo nos últimos anos e chega a 100 casos a cada 100 mil habitantes(1), segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Os principais tipos de DIIs são a doença de Chron e a retocolite ulcerativa (RCU), os sintomas costumam se desenvolver, em sua maioria, de 15 a 40 anos(2)

A RCU ainda não possui causa conhecida e provoca inflamação na mucosa do intestino grosso e reto. Os sintomas mais comuns são perda de apetite e peso, febre, dor, diarreia acompanhada de muco ou sangue, cólicas, anemia e dores abdominais. Já a Doença de Crohn é uma inflamação que afeta, mais frequentemente, os intestinos delgado e grosso, mas pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal. Os sintomas são similares aos da RCU, mas febre e perda de apetite e peso também são comuns ao diagnóstico. 
 
Além disso, pacientes com DIIs apresentam maior risco de comorbidades e manifestações extraintestinais, isso porque estamos falando de doenças sistêmicas, ou seja, elas afetam todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, e causa efeitos variados. Por isso, elas são associadas a outras condições, especialmente relacionadas à saúde mental, como depressão e ansiedade, uma vez que a qualidade de vida deste paciente é significativamente afetada devido a essas condições associadas.  


A jornada dos pacientes com DIIs
Para os pacientes de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa, a jornada de cuidado pode ser desafiadora e trazer impactos significativos para sua qualidade de vida. Os sintomas, genéricos e brandos no início, podem levar à confusão com outras doenças e atrasar o diagnóstico e o tratamento. Quanto antes a doença for descoberta, mais rapidamente poderá ser tratada e, com isso, garantir mais qualidade de vida ao paciente.  Para que isto seja alcançado, é fundamental o acompanhamento médico regular e o tratamento adequado, controlando a doença e experienciando melhoras substanciais na rotina.  

Um tratamento adequado e multidisciplinar pode ajudar a minimizar os impactos (físico, mental, emocional etc) da doença, prevenir o agravamento da doença e o desenvolvimento de novas comorbidades. Com uma abordagem integrada e um plano de tratamento personalizado, os pacientes podem aprender a controlar sua doença, minimizando os sintomas e prevenindo o agravamento da sua condição.  

As DIIs não têm cura, mas têm tratamento! E estamos juntos para que cada vez mais pacientes possam desfrutar de uma rotina mais saudável e produtiva! 

 

Clique aqui para acessar o infográfico completo

 
 

 

 Dicas Janssen para pacientes de DIIs

  • Alimentação: esse é um dos pilares essenciais para o seu tratamento. Por isso, é importante procurar um nutricionista especializado em doenças gastrointestinais, crônicas ou imuno-mediadas que poderá te orientar da melhor forma de acordo com o seu caso.

  • Vida pessoal e profissional:  a atenção à saúde mental é essencial durante toda a jornada de tratamento, pois as DIIs podem pausar os planos para o futuro. Combine ocuidado da saúde física ao da saúde emocional buscando especialistas, como o psicólogo.  

  • Avaliação periódica: conversar com seu médico sobre sintomas e suas impressões sobre o tratamento e/ou eventuais exames físicos ou laboratoriais é parte importante do processo. O diálogo com o profissional é necessário para esclarecer dúvidas e recalcular, juntos, uma rota para novas abordagens terapêuticas caso seja necessário. 

 

 

 


GUIA MULTIDISCIPLINAR

Quer informações mais detalhadas e em um único lugar sobre as DIIs e como melhorar sua rotina? Então, clique aqui e baixe o Guia Multidisciplinar, focado em saúde integral. O material foi desenvolvido em parceria com o GEDIIB e traz orientações relacionadas aos três pilares fundamentais para o controle da doença: emocional, nutricional e o tratamento em si.

O objetivo é te ajudar a se organizar no dia a dia, fazer o acompanhamento médico e ter as informações sempre por perto. Você também pode compartilhar o material e contribuir para que cada vez mais pessoas possam #SeguirSemPausa!


 

 
 

Conheça nosso parceiro:
 

 

 


 
Estes conteúdos têm fins apenas informativos e não pretendem substituir a opinião e o diagnóstico médico especializado.
Procure um especialista caso você note alterações em seu organismo ou apresente sintomas. 

 

Acompanhe a Janssen nas redes sociais