Transforme a Psoríase
Transforme a Psoríase
em coisa do passado

Um clique pode mudar vidas.
Sinta na pele um dia a dia sem lesões.
A Psoríase (PSO) e a Artrite Psoriásica (PSA) afetam muito mais que a pele e as articulações. Elas dificultam as atividades de casa, a rotina do trabalho, os momentos de lazer e as relações sociais.
Por causa do incômodo gerado pelas lesões, milhões de brasileiros com Psoríase deixaram de registrar momentos únicos da vida: ir à praia com a família, usar o vestido que tanto ama naquela festa ou tomar sol com os amigos na beira da piscina.
Mas um clique pode mudar tudo isso: com informação, atenção médica especializada, diagnóstico correto e tratamento adequado, é possível transformar a Psoríase em coisa do passado e sentir na pele um dia a dia sem lesões.
O QUE É A PSORÍASE E QUAIS SÃO OS SEUS SINTOMAS?
A Psoríase é uma doença com características autoimunes, sistêmicas, inflamatórias e não contagiosas que atinge a pele de aproximadamente 1,3% da população brasileira (cerca de 2,6 milhões de pessoas), segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)1. A doença se manifesta, na maioria dos casos, entre os 20 e 40 anos, porém em 15% dos casos aparece durante a infância.2
Prurido, dor, ardor, sensação de queimação e espessamento da pele são alguns dos principais sintomas. Ela é uma doença autoinflamatória que se caracteriza principalmente pelas lesões avermelhadas e com aparência seca, que descamam e surgem em toda a pele, principalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas que também podem ser observadas nas palmas das mãos, plantas dos pés e unhas em alguns casos.
Além das manifestações na pele, até 30% dos pacientes também apresentam inflamação nas articulações, levando à Artrite Psoriásica. Nessa condição os pacientes apresentam dores articulares, rigidez ao movimento e tem grande impacto em sua funcionalidade e qualidade de vida.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico pode ser feito por meio de exames e análises específicas, conforme o médico dermatologista recomendar. Ele é o profissional da saúde que poderá avaliar o caso e realizar o diagnóstico correto.
QUAL É O TRATAMENTO?
As modalidades terapêuticas mais indicadas para o tratamento da doença incluem opções tópicas, fototerapia, medicamentos sistêmicos orais e medicamentos biológicos.
Os medicamentos biológicos são produzidos a partir de organismos vivos e por meio de processos biotecnológicos, e são indicados para o tratamento de cânceres e doenças imuno-mediadas por atingirem diretamente as células envolvidas nos processos inflamatórios, amenizando sinais e sintomas.
O EIXO INTESTINO-CÉREBRO-PELE
Intestino, cérebro e pele estão intimamente ligados e conversam entre si. Se um deles não estiver totalmente saudável, o outro pode sofrer as consequências, e vice-versa. Essa é uma premissa reconhecida há tempos pelos profissionais da saúde3 e indica que os distúrbios de saúde mental, as doenças crônicas de pele e o sistema gastrointestinal estão frequentemente relacionados. O "eixo intestino-cérebro-pele" está associado à modulação de neurotransmissores do microbioma intestinal, podendo regular a saúde da pele pois ele é a ponte entre os sistemas imunológico e nervoso.
O CUIDADO MULTIDISCIPLINAR PARA PACIENTES DE PSORÍASE
Mais de 50% dos pacientes com Psoríase apresentam uma ou mais comorbidades. Entre elas estão a própria Artrite Psoriásica, as doenças inflamatórias intestinais, depressão, ansiedade, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença renal crônica e doenças cardiovasculares, incluindo obesidade, diabetes, hipertensão arterial.
POR ISSO A ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR É FUNDAMENTAL!
Um levantamento feito pela Janssen em parceria com 26 instituições de renome no Brasil
avaliou pacientes em atendimentos em centros de referência.
O trabalho aponta, entre outras coisas, que entre os 877 pacientes avaliados,
17% apresentavam diabetes, 32% hipertensão e 75% sobrepeso ou obesidade4.

De acordo com os dados da Psoríase Brasil6, esse risco sobe para quase 30% se a Psoríase for acompanhada de artrite e é por isso que devemos pensar em um cuidado integral e multidisciplinar para os pacientes.
O grande impacto da doença na vida dos pacientes (que costuma afetar a autoestima, os relacionamentos e o modo como esse paciente lida com o estresse), faz com que a Psoríase seja considerada um fator de risco para o suicídio, principalmente em pacientes jovens que apresentam formas mais avançadas da doença, graças a piora da qualidade de vida, a autopercepção negativa e o elevado estigma da doença.
Tanto em pacientes adultos quanto em pacientes pediátricos incluem transtornos depressivos e ansiosos como comorbidades a serem avaliadas.
CLIQUE E LEIA MAIS: Por que as pessoas com Psoríase devem se cuidar?
PODCASTS SOBRE PSORÍASE E ARTRITE PSORIÁSICA
Com informação e conhecimento, é possível transformar a psoríase em coisa do passado e sentir na pele um dia a dia sem lesões.
Por isso, convidamos você a ouvir os dois episódios de podcast do SciCast para conhecer mais sobre a condição:
Psoríase - SciCast #456
Uma análise aprofundada sobre tudo que envolve a doença, desde sua origem até sintomas e sinais, diagnóstico e tratamentos (disponível aqui).
Psoríase: entrevista - SciCast #458
Uma análise aprofundada sobre tudo que envolve a doença, desde sua origem até sintomas e sinais, diagnóstico e tratamentos (disponível aqui).
BUSQUE AJUDA:
GARCE
Conheça mais sobre a rede de apoio do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará aos pacientes com artrite psoriásica no Nordeste:
https://garce.org.br/
Psoríase Brasil
Encontre apoio para também transformar sua história com a doença e mais informações úteis sobre a psoríase no portal da Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e outras Doenças Crônicas de Pele: http://www.psoriasebrasil.org.br/
GARCE
Conheça mais sobre a rede de apoio do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará aos pacientes com artrite psoriásica no Nordeste:
https://garce.org.br/
Psoríase Brasil
Encontre apoio para também transformar sua história com a doença e mais informações úteis sobre a psoríase no portal da Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e outras Doenças Crônicas de Pele: http://www.psoriasebrasil.org.br/
SAIBA MAIS:
. Histórias dos pacientes
. Psoríase na infância: cerca de um terço dos adultos manifesta a doença antes dos 16 anos
. Artrite psoriásica: como ela pode se manifestar e as formas de tratamento
. Tratamento com imunobiológicos requer atualização da caderneta de vacinação
. Saúde mental: por que pessoas com psoríase devem se cuidar?
. Psoríase influencia na saúde do coração e pode causar doenças
Referências
2. https://psoriasebrasil.org.br/o-que-e-psoriase/
3. https://link.springer.com/article/10.1007/s13555-020-00466-9
4. Kimbal AB, et al. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2011;25(2):157-63 Adaptada a partir de Dauden et al, 2018.
5. Silverberg Ther Clin Risk Manag 2009;5:849-56. 5.Tollefson et al. Pediatr Clin N Am 2014;61:261-77.